Tamanho do texto

Índice Catho-Fipe apresentou crescimento de 7,2% entre setembro e outubro; no acumulado do ano recuou 29,1%

O índice Catho-Fipe de Vagas por Candidato aumentou 7,2% entre setembro e outubro de 2015. Essa é a primeira vez desde janeiro em que há crescimento na comparação mensal. No acumulado do ano, o indicador recuou 29,1%, enquanto a queda na comparação com outubro de 2014 foi de 33,2%. O patamar da relação vagas por candidato de hoje é similar ao verificado em julho de 2011.

O número de vagas de emprego abertas no Brasil apresentou crescimento de 3,3% entre outubro e novembro de 2015
LEO FONTES 20.1.2009
O número de vagas de emprego abertas no Brasil apresentou crescimento de 3,3% entre outubro e novembro de 2015

Esse indicador é calculado com base na razão entre as vagas de emprego e o número de candidatos em um determinado período. Movimentos apontam para mudanças no poder de barganha e negociação salarial no mercado de trabalho: valores mais altos indicam maior poder de barganha dos trabalhadores, pois há mais vagas disponíveis por candidato.

Pelo segundo mês consecutivo, houve crescimento com relação ao patamar do mês anterior. Em novembro, o avanço foi de 3,3% na comparação com outubro. Ainda assim, o índice segue em queda, tanto no resultado acumulado de 2015 (-13,0%) quanto na comparação com novembro de 2014 (-4,5%).

De acordo com dados do último levantamento Catho-Fipe, o número de vagas de emprego abertas no Brasil apresentou crescimento de 3,3% entre outubro e novembro de 2015. Apesar da melhora recente, o índice de novas vagas segue em queda de 13,0% no acumulado de 2015 frente ao mesmo período de 2014. Na comparação com o ritmo de geração de vagas de novembro do ano passado, o índice de emprego mostra queda de 4,5%.

O Índice Catho-Fipe de Novas Vagas é calculado com base com dados de novas vagas de emprego anunciadas no site da Catho. Seu valor está relacionado com a dinâmica da atividade econômica do país, sobretudo no que se refere a mudanças na geração de postos de trabalho

    Notícias Recomendadas

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.