Tamanho do texto

O presidente George W. Bush anunciou nesta segunda-feira o levantamento da proibição à prospecção de petróleo no litoral americano, suspendendo um veto presidencial que impedia a extração em alto mar; ao mesmo tempo, pediu aos legisladores que façam o mesmo, num momento em que a gasolina alcança preços recordes.

Em declaração feita na Casa Branca, Bush recordou que no dia 18 de junho exortou o Congresso a fazer sua parte, levantando as restrições que cabem ao poder legislativo.

Bush considerou "inaceitável" que o Congresso, controlado por seus adversários democratas, não tenha tomado uma resolução a respeito.

"Os americanos vêem que o preço da gasolina continua aumentando e aguardam o que o Congresso fará", insistiu.

Em plena campanha presidencial, na qual os preços da gasolina são um tema recorrente, o levantamento da moratória instaurada em 1981, proibindo a exploração e a prospecção de petróleo em praticamente toda a costa do Atlântico e do Pacífico e sobre parte do Golfo do México, foi recebida com surpresa.

Quando Bush tomou a iniciativa de propor o levantamento da medida, em 18 de junho passado, os democratas a catalogaram de "manobra eleitoral", que não serviria para fazer baixar os preços, uma vez que vários anos se passarão antes da retomada da exploração e de que se comece a extrair petróleo.

Os numerosos adversários da iniciativa invocam a proteção do meio ambiente. Segundo eles, as empresas de petróleo já gozam de concessões recebidas sobre centenas de milhares de quilômetros quadrados tanto em terra como no mar, onde poderiam fazer as prospecções.

A oposição trascende as filiações políticas. O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, republicano como Bush, é contra o levantamento da moratória.

Mas o preço do petróleo e da gasolina é preocupação prioritária dos americanos, obrigados a mudar seus hábitos, como os deslocamentos longos de automóvel e, em conseqüência, um tema chave na campanha eleitoral em curso.

Quando propôs a retomada das prospecções, em junho, Bush apoiou John McCain, republicano como ele e candidato a sucedê-lo, e que um dia antes havia se pronunciado em favor de medida desse tipo.

Nos últimos dias os republicanos multiplicaram seus apelos pelo final da moratória.

Uma pesquisa da rede CNN do final de junho indicou que 73% das pessoas ouvidas mostravam-se bastante favoráveis a retomada da exploração em alto mar.

A gasolina comum estava sendo negociada hoje no país a 4,109 dólares em média o galão (3,78 litros), em alta de mais de um dólar em relação a seu preço de há um ano, segundo a associação de automobilistas americanos (AAA).

lal/prh/sd

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.