Tamanho do texto

Londres, 13 out (EFE) - O barril de petróleo Brent, de referência na Europa, subiu 4,54%, até US$ 77,46, na Bolsa Intercontinental de Futuros de Londres (ICE Futures, em inglês), arrastado pelas fortes altas registradas nas bolsas de todo o mundo após os planos de resgate dos bancos anunciados pelos países mais ricos.

O barril de Brent para entrega em novembro subiu hoje US$ 3,37 em relação ao fechamento da jornada anterior.

As medidas urgentes que os países mais ricos do mundo e outras grandes economias se comprometeram a adotar para estimular a confiança interbancária e aumentar a liquidez de entidades com problemas encorajaram expectativas de que isso beneficiará o avanço da economia.

Isso também poderia estimular a demanda por petróleo e combustíveis.

Na semana passada, a Agência Internacional da Energia (AIE) havia revisado em baixa seus cálculos de crescimento da procura em 2008 e 2009, devido a uma piora das perspectivas econômicas, o que pressionou em baixa o preço do petróleo no final da semana passada.

Outro motivo que impulsionava em alta o petróleo é o enfraquecimento do dólar frente ao euro e outras divisas, o que costuma estimular as compras de petróleo e outras matérias-primas negociadas em dólares nos mercados internacionais. EFE ep/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.