Tamanho do texto

Alta de 9% no primeiro trimestre do ano deixa o País atrás somente da China, que cresceu 11,9%

A economia brasileira teve o segundo maior crescimento trimestral dentre os países integrantes do grupo de nações emergentes – os chamados BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro saltou 9% nos três primeiros meses de 2010, frente a igual período do ano anterior, patamar semelhante ao da Índia (8,6%) e inferior somente ao da China, de 11,9%.

A Rússia também viu melhora de seu PIB no período de janeiro a março, mas essa elevação (4,5%) foi exatamente a metade do desempenho brasileiro.

Quando comparado o resultado frente ao último trimestre do ano passado, o Brasil também teve crescimento superior. Em uma lista de 16 países, o Brasil apresenta o maior crescimento, com 2,7%, enquanto as economias do segundo e terceiro colocados, o Canadá e Suécia, cresceram pouco mais da metade, 1,5% e 1,4%, respectivamente.

O Japão elevou sua economia em 1,2%, Portugal em 1%, e Estados Unidos, 0,8%.

As economias com pior performance em relação ao primeiro trimestre de 2009 foram o Chile, com queda de 1,5%, provavelmente causada pelo terremoto nos primeiros dias do ano, e a Grécia, fortemente afetada por crise interna, que teve recuo de 0,8%.

A China e a Índia não apresentam a comparação com o trimestre anterior.

A variação do PIB

Confira o desempenho trimestral da economia brasileira desde 2004 (em %)

Gerando gráfico...
Fonte: IBGE