Tamanho do texto

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou hoje que o Brasil tem todos os requisitos para se tornar uma nação hegemônica

selo

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, afirmou hoje que o Brasil tem todos os requisitos para se tornar uma nação hegemônica. O ministro disse que as nações líderes no século 21 terão que atender a quatro requisitos: mercado interno forte, recursos naturais, tecnologia e segurança institucional.

Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Pimentel afirmou que o Brasil descobriu a importância de incluir mais pessoas no mercado de consumo para não depender do mercado externo. "É um ativo importante", afirmou. Além de mercado interno, Pimentel disse que uma nação hegemônica também precisa de território extenso com recursos naturais abundantes. "Hoje, voltou a ser importante", afirmou. "Estes quatro fatores darão um novo modelo de nação líder do mundo, e o Brasil tem estas condições", completou.

Fernando Pimentel também informou hoje, durante a audiência, que o governo deve rever a Lei de Patentes para facilitar o processo de obtenção de autorização de pesquisas e patentes no Brasil. Ele anunciou que o governo também criará 25 conselhos de competitividade, um deles para a indústria farmacêutica. "Eu acho que vamos ter que discutir revisão da lei de patentes. Há muita reclamação de que é difícil a obtenção de patentes e autorização de pesquisas", afirmou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.