Tamanho do texto

Estudo do Ipea revela que investidores estrangeiros consideram o País um dos maiores destinos de capital

O Brasil será neste ano um dos três maiores receptores de investimentos estrangeiros no mundo, indicou nesta terça-feira um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Na sexta edição, a pesquisa Monitor da Percepção Internacional do Brasil foi feita com representantes das embaixadas, de empresas do mercado financeiro e membros de câmaras binacionais. Conforme o Ipea, 38% dos entrevistados considerada que o Brasil estará entre os três maiores receptores de capital estrangeiro. O estudo não identifica, entretanto, os outros dois possíveis destinos do capital.

Leia também: Investimento estrangeiro cresce 37% e alcança US$ 66,7 bi em 2011

Com relação ao desempenho da economia do país, o estudo do Ipea indica que 33% dos entrevistados considera que neste ano o país crescerá acima de 3,5%, abaixo da meta de 4,5% do Governo. A grande maioria, no entanto, rebaixou as previsões oficiais e calculou que a economia brasileira só crescerá 2,5% em 2012. O Ipea explicou que a enquete foi realizada entre os dias 21 de fevereiro e 21 de março, período no qual foram consultados analistas de 176 entidades.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.