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País leva 67 Leões e prêmio de agência do ano, com a AlmapBBDO; veja as peças nacionais consagradas e o resumo do evento

Atualização de 21/07/2011 - País é obrigado a devolver dois Leões

A 58º edição do festival de publicidade de Cannes chega ao fim com um recorde para os brasileiros: 67 Leões conquistados, sendo seis de ouro, 24 de prata e 37 de bronze. Isso representa nove troféus a mais que em 2010. Além disso, a AlmapBBDO levou o prêmio de agência do ano, repetindo a conquista de 2010. Os filmes nacionais mais premiados foram “Balões”, da MTV ( abaixo ), e “Manobrista bêbado” , do Bar Aurora e Boteco Ferraz. Entre os anúncios impressos, se destacaram os “alfabetos roqueiros” , da revista Billboard, e o lançamento do novo Tiguan, da Volkswagen.

No último dia do evento (25), sete novos prêmios foram entregues a comerciais brasileiros, além dos 60 que já haviam ganhado . Na prestigiada categoria Film, o país recebeu duas pratas por campanhas da AlmapBBDO feitas para a Volkswagen, e três bronzes pelas peças “Balões” (da Loducca para a MTV), “Quarto” (da AlmapBBDO para a Embratel) e “Pelé” (da Young&Rubican para a Vivo).

Nessa última rodada de premiação, os brasileiros ganharam ainda dois troféus na categoria Film Craft, que premia o processo de filmagem. A peça “Manobrista bêbado”, feita pela Ogilvy para o Bar Aurora e Boteco Ferraz, levou um bronze – e deixa Cannes com quatro Leões, dois de prata e dois de bronze. O filme dos balões da MTV foi o responsável pelo último ouro brasileiro no festival, repetindo a conquista da categoria Design e saindo de Cannes como a única peça brasileira a ter dois Leões de Ouro. "No primeiro momento, parecia que não seria premiado, depois conquistou todo mundo na banca", diz Alex Miranda, jurado brasileiro em Film Craft. Veja abaixo o comercial.

O vencedor do Grand Prix na categoria Film – em outras palavras, o filme publicitário escolhido como o melhor do ano – foi "Write the Future", feito pela Wieden+Kennedy Portland para a Nike. Desbancou o "The Force", da Volkswagen, considerado favorito nos bastidores do festival (veja os dois nesse link ). "Havia vários filmes brilhantes, que levaram o ouro, mas na hora de escolher o Grand Prix pedi que os jurados votassem com o coração, e a peça da Nike se destacou", diz Tony Granger, presidente do júri.

Em Film Craft, o prêmio máximo foi dado à campanha da Puma que honra os "atletas de depois do expediente". É uma peça cujo grande mérito está no trabalho de direção, não em efeitos especiais ou outros artifícios gráficos digitais. "A escolha dos atores, a luz, a interpretação, as roupas e os lugares usado são muito bons", diz Miranda. "A simplicidade foi justamente o grande trunfo do filme", afirma. Veja abaixo (em inglês).

Sem prêmio máximo
A categoria Titanium, que premia a melhor ideia do festival, terminou sem entregar um Grand Prix para nenhuma das 480 peças inscritas, por 51 países. Porém, três trabalhos levaram Leões de Ouro na categoria (a Bing com Jay-Z , o chocolate Rom e uma campanha da Volkswagen). "Nenhuma delas tinha todas as qualidades que buscávamos de uma vez só, para levar o GP", diz Bob Scarpelli, presidente do júri, Na outra categoria celebrada no último dia de evento, a Integrated, o GP foi para a campanha do Bing, desenvolvida com o rapper Jay-Z .

As agências brasileiras que mais faturaram Leões em 2011 foram a AlmapBBDO e a Ogilvy, que, juntas, respondem quase pela metade dos troféus conquistados. A AlmapBBDO recebeu o prêmio extra de Agência do Ano, na cerimônia de encerramento deste sábado. Foi a terceiro título da agência: ganhou em 2000, 2010 e 2011.

Com todos os prêmios entregues, alguns balanços podem ser feitos. O festival deste ano ficará marcado pelas listas mais pulverizadas de vencedores, com muitos Leões sendo entregues a países que antes não mostravam tanta expressividade, como Romênia, Tailândia e Indonésia. "As ideias brilhantes vieram de todas as partes do mundo", destaca Scarpelli.

Outra marca será a "maturidade" das mídias sociais e do marketing digital. Na lista final com as melhores ideias desta edição, os 14 trabalhos tinham, todos, traços de interatividade com o consumidor. "Facebook e Twitter são uma realidade, você não precisa mais se preocupar em integrar uma campanha com esses sites, basta fazer um bom trabalho e as pessoas falaram dele nos meios sociais", diz Iain Tait, jurado na categoria Titanuin & Integrated.

"Para mim, o festival ficará marcado por reforçar a era digital, na qual qualquer um tem a possibilidade de fazer um bom filme", diz Miranda. "Tudo está ao alcance, se você tiver uma boa ideia consegue fazer um trabalho vencedor, e muitos premiados mostram isso", conclui. 

Cannes em resumo
Veja quem foram os vencedores dos Grand Prix desta edição (os links levam a notícias nas quais se pode ver as peças).
Melhor anúncio impresso : Malas Samsonite
Melhor Outdoor : Campanha do Bing, com o rapper Jay-Z
Melhor filme : "Write the future", da Nike
Melhor processo de filmagem (Film Craft): "Afterhours athletes", da Puma (veja acima)
Melhor campanha integrada : Bing, com o rapper Jay-Z

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