Tamanho do texto

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O movimento de realização de lucros da manhã foi substituído por um certo otimismo na Bovespa ao longo do dia, mas sem a euforia das bolsas norte-americanas animadas com a alta do petróleo e notícias sobre o setor bancário e a GE. No Brasil, sem notícias relevantes e com o menor peso das instituições financeiras no principal índice da bolsa paulista, o mercado ficou meio de lado, sem tomar um rumo, segundo analistas, melhorando um pouco no final do dia.

O Ibovespa encerou o dia em alta de de 0,89 por cento, cotado a 39.151 pontos, com volume financeiro de 4,15 bilhões de reais.

A proximidade do vencimento de opções na próxima semana e notícias pouco otimistas para os principais papéis da Bovespa, Petrobras e Vale, foram os motivos apontados por analistas para o comportamento inferior a Wall Street.

"No ano, o Ibovespa está em alta de mais ou menos 3 por cento hoje e o Dow Jones cai cerca de 19 por cento", explicou o economista da M2 Investimentos Roberto Alem durante o funcionamento das bolsas.

As ações da Petrobras, mais líquidas do mercado brasileiro, subiram 1,25 por cento, apenar da alta de 11 por cento do petróleo, depois que o presidente da companhia, José Sérgio Gabrielli, disse que os preços da gasolina e do diesel poderiam ser reduzidos.

A Vale sofria, com queda de 1,38 por cento, devido a perspectivas menos positivas do que nos últimos pregões em relação à demanda por minério da China, após divulgação de um crescimento menor do que esperado para a produção industrial do país asiático.

"A produção industrial da China subiu 3,8 pro cento e se esperava 6 por cento, isso influencia bastante", disse o economista.

Os papéis da VCP, do setor de papel e celulose, foram destaques de alta com 7,6 por cento, enquanto ações do setor elétrico, que vinham subindo nos últimos dias, foram alvo de realização, como Eletrobras, em queda de 0,4 por cento, Cesp, com menos 1,1 por cento, e Copel, desvalroizada em 1,4 por cento.

(Por Denise Luna)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.