Tamanho do texto

SÃO PAULO - Os investidores em São Paulo e nova York continuam atuando na ponta compradora seguindo a decisão do Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, que conforme o esperado, http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2008/08/05/fed_mantem_taxa_de_juros_em_2_1496077.htmlmanteve a taxa básica de juros em 2% ao ano.

Por volta das 15h30, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), apresentava valorização de 0,86%, aos 56.086 pontos.

Em Wall Street, o Dow Jones registrava alta de 2,30%, enquanto o Nasdaq subia 1,77%, apresentando um leve repique de alta após a divulgação.

No comunicado apresentado junto com a decisão, o Fed observa que a atividade econômica apresentou expansão durante o segundo trimestre, acompanhando os gastos do consumidor e as exportações. Por outro lado, o mercado de trabalho perdeu força e o setor financeiro continuou sob considerável estresse.

Para o colegiado, as condições restritivas de crédito, a contração dos negócios e o elevado preço da energia devem continuar prejudicando o desempenho econômico nos próximos trimestres. Mas a política monetária expansiva aliada a outras medidas para garantir a liquidez do mercado devem ajudar a prover um moderado crescimento econômico.

O Fed mantém o discurso preocupado com a inflação, apontando que os índices permanecem pressionados e as expectativas em patamar elevado. O comitê reafirma que espera uma moderação dos preços ainda este ano, mas que a incerteza que envolve o panorama inflacionário continua elevada.

Embora os riscos ao crescimento permaneçam, os riscos de alta da inflação também geram significativa preocupação para o comitê, diz o Fed no comunicando, onde também alerta que atuará conforme o necessário para promover o crescimento e a estabilidade dos preços.

Dólar

O dólar tem mais um dia de valorização ante o real. Por volta das 15h30, a moeda era cotada a R$ 1,575, alta de 0,77%.

Leia também:

Leia mais sobre Bovespa - dólar

    Leia tudo sobre: bovespa
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.