Tamanho do texto

As principais bolsas européias operam em alta nesta quinta-feira, no encalço dos índices futuros de Wall Street e dos fortes ganhos registrados nos pregões asiáticos. Existe também a expectativa entre os investidores de que, após o corte de 0,50 ponto porcentual da taxa básica de juros da economia dos EUA, o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra (BOE) seguirão o Federal Reserve e também reduzirão suas taxas na próxima semana.

As ações dos principais bancos europeus operam em alta, com a busca de barganhas por parte dos investidores. Por volta das 9 horas (de Brasília), UBS avançava mais de 4%, Commerzbank ganhava 5,3% e Santander subia 4,5%. Em Londres, os bancos também subiam (HBOS +8%, Lloyds +1,6%, Royal Bank of Scotland +1,4%).

A Bolsa de Frankfurt registrava ganho mais expressivo, por causa de balanços melhores que o esperado. Operadores dizem também que dinheiro novo está entrando no mercado desde ontem. As ações do Deutsche Bank avançavam 15%. Embora o lucro da instituição financeira tenha caído 75% no terceiro trimestre, o resultado ficou acima da previsão de analistas.

A varejista Metro, que saiu de prejuízo para lucro líquido no terceiro trimestre, ganhava 7,7%. Basf, que disse que cortará mil empregos até 2012, subia 5%. Volkswagen ganhava 12%, ajudada pelo aumento de 28% do lucro no acumulado de janeiro a setembro em comparação com o registrado em igual período do ano passado. A empresa é a única entre as grandes montadoras européias que até agora não fez alerta de lucro para o ano.

Em Londres, as mineradoras também eram ajudadas pela expectativa de que os bancos centrais tomarão medidas para estimular a economia, o que melhora a perspectiva para a demanda dessas empresas. Lonmin liderava os ganhos do setor, em alta de 7%.

Às 9h34 (de Brasília), o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, subia 1,72%; o índice Dax, da Bolsa de Frankfurt, subia 4,31%; o índice CAC-40, da Bolsa de Paris, ganhava 1,29%. As informações são de agências internacionais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.