Tamanho do texto

SÃO PAULO - As bolsas de valores da Europa fecharam em alta nesta quarta-feira, diante da expectativa de que o governo dos EUA divulgará nos próximos dias um novo pacote para salvar o sistema financeiro. O índice inglês FTSE-100 encerrou com alta de 2,40%, aos 4.295,20 pontos.

Na França, o CAC-40 avançou 4,11%, com 3.076,01 pontos. O DAX alemão ganhava 4,52%, aos 4.518,72 pontos.

Chamado de "banco ruim", o novo plano norte-americano deve incluir a compra de ativos ilíquidos dos bancos com dificuldades, por um preço proveniente de uma nova modelagem econômica, dando a oportunidade das instituições emitirem inclusive ações ordinárias para o governo.

A notícia foi divulgada pela rede CNBC, que disse que a administração Barack Obama está perto de apresentar o que seria este novo programa.

Com o clima positivo, as ações do grupo financeiro britânico Lloyds subiram 50,4%, os papéis do Deutsche Bank saltaram 22% e as ações do francês BNP Paribas tiveram alta de 20,8%.

A empresa alemã de softwares, SAP AG, também entrou nesta onda de alívio dos mercados. Depois de ter divulgado um crescimento de 13% no lucro líquido do quarto trimestre de 2008 e um corte de 3 mil vagas de trabalho, as ações da companhia fecharam em alta de 5,3%.

(Valor Online, com agências internacionais)

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.