Tamanho do texto

Os principais índices de ações de Nova York registram forte oscilação nesta quarta-feira, alternando rapidamente os territórios positivo e negativo. Às 11h58 (de Brasília), Dow Jones caía 0,82%, o Nasdaq recuava 0,31% e S&P 500 cedia 0,39%.

O mercado assimila o anúncio combinado de sete bancos centrais de reduzir suas taxas de juros, enquanto sente também o efeito de uma melhoria do desempenho de ações do setor financeiro em comparação com o registrado nos últimos dias. Outro fato que pode ter contribuído para a melhora do mercado de ações em relação à forte queda da abertura é o aumento de 7,4% do índice de imóveis pendentes nos EUA em agosto ante julho, uma alta maior do que a prevista. As altas momentâneas dos índices também se justificam em parte por um movimento de compra de papéis baratos, estimulado pelas fortes perdas recentes.

A principal notícia do dia, no entanto, é mesmo o corte combinado dos juros. Após uma reação positiva mas rápida ao anúncio, alguns investidores falaram em ceticismo quanto à eficácia da medida. Houve quem citasse também o caráter ad hoc das decisões que vêm sendo anunciadas em todo o mundo recentemente, para resolver as situações à medida que elas aparecem, bem como a natureza um tanto desesperada da ação dos bancos centrais hoje.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.