Tamanho do texto

As principais bolsas européias operam em alta na manhã desta segunda-feira, com baixo volume de negócios. Às 10h15 (de Brasília), o mercado em Londres avançava 2,43%, o de Paris subia 1,15% e o de Frankfurt tinha ganhos de 2,01%.

As ações de petrolíferas são o destaque do dia, ajudadas pelo forte ganho dos preços do petróleo, que por sua vez eram impulsionados pelo aumento da tensão no Oriente Médio. BP e Royal Dutch Shell subiam mais de 4%, enquanto o petróleo era negociado acima de 7% tanto em Londres quanto em Nova York.

O setor de mineração, um dos mais prejudicados pela crise econômica este ano, também apresentava bom desempenho. Anglo American ganhava 6,9%, BHP Billiton subia 5,4% e Rio Tinto avançava 6,5%.

Entre os bancos, Royal Bank of Scotland ganhava 4%. Um porta-voz da instituição financeira disse ontem que as negociações sobre a venda das operações de seguros do grupo continuam com mais de uma parte interessada.

Na Europa continental, a norueguesa StatoilHydro subia 4%, enquanto a siderúrgica Arcelor avançava mais de 2%. A farmacêutica Novartis subia 0,7% e Roche ganhava 0,8%. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.