Tamanho do texto

A maioria dos mercados da Ásia apresentou ligeira baixa nesta terça-feira. Parte das bolsas da região sofreu com a realização de lucros, após a forte elevação registrada na véspera.

Este foi o caso da Bolsa de Hong Kong. O índice Hang Seng perdeu 29,83 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 22.914,15 pontos.

A Bolsa de Tóquio fechou em queda, com a valorização do iene afetando exportadoras como TDK e Olympus e anulando o efeito dos ganhos na Canon, que brilhou com a notícia de seu plano de fazer uma compra estratégica no exterior. O índice Nikkei 225 recuou 61,25 pontos, ou 0,6%, e fechou aos 9. 729,93 pontos.

Já a Bolsa da China fechou em ligeira elevação. As ações de empresas farmacêuticas lideraram a alta, com expectativas de fortes vendas durante o inverno, mas as preocupações sobre um possível aperto na política monetária reduziram os ganhos do mercado. O índice Xangai Composto subiu 0,2% e encerrou aos 3.282,89 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,3% e terminou aos 1.185,17 pontos.

Com pouca alteração na taxa de paridade central dólar-yuan, a moeda chinesa seguiu estável em relação à unidade norte-americana, com a maioria dos dealers dizendo que a primeira visita oficial do presidente dos EUA, Barack Obama, à China não resultará em mudanças na política cambial de Pequim. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8265 yuans, ligeiramente abaixo do fechamento de segunda-feira, que foi de 6,8270 yuans.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, apresentou queda. O índice Taiwan Weighted caiu 0,8% e encerrou aos 7.733,21 pontos.

O índice Kospi da Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em ligeira queda, devolvendo os ganhos iniciais. O índice recuou 0,4% e fechou aos 1.585,98 pontos, pressionado pela notícia de que os credores da Hynix Semiconductor podem vender em bloco sua participação coletiva de 28% na empresa se uma oferta pública não for bem-sucedida.

Na Austrália, as perdas com ações de bancos anularam os ganhos com as mineradoras, e o índice S&P/ASX 200 teve queda de 0,5% e fechou aos 4.729,4 pontos.

Nas Filipinas, o índice PSE da Bolsa de Manila avançou 0,7% e fechou em 3.032,09 pontos.

A Bolsa de Cingapura teve baixa, pressionada por realizações de lucros na ausência de novos estímulos. O índice Straits Times recuou 0,7% e fechou aos 2.764,95 pontos.

O índice composto da Bolsa de Jacarta subiu 0,2% e fechou aos 2.473,79 pontos, com ganhos nos papéis de bancos, algumas mineradoras, segundo traders, por conta de expectativa de inflação baixa em novembro.

O índice SET da Bolsa de Bangcoc encerrou estável, afetado pelo declínio no índice Dow Jones futuro, da cotação do petróleo cru na Nymex e pelo sentimento em alguns mercados europeus.

O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, teve alta de 0,1% e fechou aos 1.279,95 pontos, embora abaixo da alta recorde intraday devido a realizações de lucros. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre: mercados

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.