Black Friday: Maquiagem de preços é principal reclamação no Procon-SP

Mais de 450 demandas foram encaminhadas ao órgão. Entre o primeiro boletim e o das 17h, aumento de queixa foi de 219%

Foto: Reprodução: iG Minas Gerais
Black Friday


A Black Friday motivou, até às 17h, 458 atendimentos no Procon-SP. Entre o primeiro boletim, divulgado às 9h, e o atual o órgão registrou um aumento de 219% nas reclamações. Do total, foram registradas 280 queixas e 178 consultas e denúncias nas redes sociais.


Quase um terço das reclamações recebidas pelo órgão (77) denunciam maquiagem de preço, ou seja, caso que o desconto oferecido não reflete a real queda do preço. Na segunda posição da lista dos motivos mais frequentes de queixas, estão produto e/ou serviço indisponível, com 52 registros, seguidos por mudança de preço ao finalizar a compra, com 42.

Até o momento, a empresa mais reclamada é a B2W Companhia Digital (americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato) com 27 reclamações. Em seguida aparece Via Varejo (Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com.br), 19; Kabum Comércio Eletrônico S/A e Magazine Luiza, 18.

Fernando Capez, diretor-executivo do Procon-SP , ressalta que o órgão segue monitorando as promoções ofertadas pelas empresas, e pede atenção do consumidor na hora da compra. "A defesa do consumidor terá prioridade total. Tome cuidado, siga nossas dicas e denuncie. Estamos atentos e as empresas que tentarem transformar essa data promocional em uma dor de cabeça para o consumidor serão punidas exemplarmente", avisa Capez.

Veja como fazer sua reclamação

O Procon-SP disponibiliza no seu site (https://bit.ly/3lidaWB) e aplicativo um espaço específico para quem tiver problemas durante a Black Friday . A reclamação registrada no botão Black Friday será enviada imediatamente para o fornecedor, que terá até dez dias para dar uma solução ao consumidor.

No espaço, que fica acessível na página inicial do site e aplicativo, é possível informar problemas específicos do evento, como site intermitente ou congestionado, maquiagem de desconto, mudança de preço ao finalizar a compra, pagamento com boleto bancário indisponível, desconto ao mudar a compra e pedido cancelado após a finalização da compra. Além dos casos de não entrega, demora na entrega e produto/serviço entregue com defeito.