Tamanho do texto

Pesquisa apontou variação de até 185% no preço de aparelhos do mesmo modelo em apenas três dias; veja a lista completa

Muito se reclamou em edições anteriores da Black Friday sobre promoções ilusórias de preços que subiam absurdamente cerca de um mês antes e, na data, apresentavam descontos igualmente absurdos. Resultado: preço comum e consumidor insatisfeito, a chamada "Black Fraude".

Smartphones prometem ser os destaques de venda na Black Friday 2015
Thinkstock/Getty Images
Smartphones prometem ser os destaques de venda na Black Friday 2015

Por conta disso, vários sites se comprometeram a informar sobre os reais descontos. O CupoNation (www.cuponation.com.br), plataforma de cupons de desconto e ofertas online, resolveu mostrar a variação de preços entre os principais smartphones no final do mês de outubro. 

O que se obervou é que os 10 principais modelos de smartphones – produtos que geram a maior expectativa para o dia 27 de novembro – apresentaram variações entre 38% e 185% entre si em um universo de 2,5 mil sites de e-commerce.

Para Maria Fernanda Antunes Junqueira, cofundadora e CEO do CupoNation, é importante que o consumidor fique atento às variações de preço para não cair em falsas promoções na Black Friday. “O evento dura apenas 24 horas e os consumidores são bombardeados por inúmeras ofertas e promoções tentadoras. É preciso, portanto, ter foco e criar uma lista de produtos que deseja comprar, evitando assim agir por impulso”, explica a executiva.

A Apple, com os tradicionais iPhones é a que apresenta a menor variação de preços. Já a Motorola é a que figura com a maior disparidade entre modelos no comércio eletrônico. Seus três modelos analisados estão entre as quatro com maiores variações.

Além dos smartphones, outros produtos eletrônicos também devem figurar entre os mais procurados pelos consumidores durante o evento. Completam a lista dos mais desejados o segmento de games, livros e alguns acessórios de moda e beleza como perfumes e tênis.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.