Tamanho do texto

A Bovespa iniciou a semana em alta, ontem, e ampliou os ganhos no período da tarde depois das declarações do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, sobre a economia dos Estados Unidos. Em discurso, Bernanke disse que a recuperação da economia norte-americana deve continuar em 2010, embora a fraqueza do mercado de trabalho e o aperto no crédito possam atrapalhar essa retomada.

Além disso, avaliou que a inflação continuará baixa por algum tempo, levando os investidores a interpretar que o Fed não pretende elevar os juros tão cedo. Antes disso, a alta da Bovespa vinha sendo sustentada principalmente pelas ações de siderúrgicas e bancos. O Ibovespa terminou com valorização de 1,34%, aos 68.512,19 pontos. O dólar no mercado à vista fechou em ligeira queda em meio a um baixo giro financeiro.

No balcão, a moeda perdeu 0,17%, cotada a R$ 1,722. Já os juros futuros devolveram prêmios acumulados no final da semana passada, em ajuste técnico, após o avanço do Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) da indústria em outubro, considerado discreto. A taxa para janeiro de 2011 terminou em 10,36% e para janeiro de 2012, em 11,75%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.