Tamanho do texto

Londres, 26 nov (EFE) - O preço do petróleo Brent subiu hoje 7,09% na Bolsa Intercontinental de Futuros de Londres (ICE Futures, em inglês), impulsionado pelo anúncio da China de que reduzirá as taxas de juros pela quarta vez em dez semanas com a intenção de estimular a economia.

O barril do Brent para entrega em janeiro fechou hoje a US$ 53,92, uma alta de US$ 3,57 em relação ao fechamento anterior.

A alta aconteceu após ser divulgado o incentivo monetário do Banco Popular da China, o segundo maior consumidor de petróleo do mundo, atrás dos Estados Unidos, e que experimentou uma grande redução da demanda de petróleo desde setembro.

Também contribuiu para a alta, que praticamente iguala a queda registrada na terça-feira, o anúncio do Governo dos Estados Unidos de que o consumo de petróleo aumentou na semana passada em 510 mil barris diários, até alcançar a cota dos 19,5 milhões.

Enquanto isso, alguns membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que controla 40% do petróleo mundial, insistem na necessidade de uma redução da produção para frear o barateamento da commodity. EFE fpb/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.