Tamanho do texto

Os mercados asiáticos fecharam no campo positivo nesta sexta-feira, a maioria deles no encalço da alta em Wall Street. Na véspera, as bolsas regionais haviam amargado forte queda.

A valorização das ações dos bancos chineses fez a Bolsa de Hong Kong fechar em ligeira alta. Os ganhos, contudo, foram ofuscados pelo peso pesado HSBC, que estendeu as perdas após o Goldman Sachs rebaixar o valor de seus papéis em virtude de preocupações de que o banco irá precisar de novas injeções de capital. Com fraco volume de negociações, o Hang Seng ganhou 12,55 pontos, ou 0,1%, e encerrou aos 13.255,51 pontos - na semana, o índice acumulou perdas de 7,8%.

As Bolsas da China também fecharam em alta. Os ganhos nas ações das companhias financeiras, no encalço de Wall Street, e a alta nos papéis de fabricantes de equipamentos e de construção naval, com esperanças de que Pequim irá lançar um novo pacote de estímulo aos setores, sustentaram o pregão. Com moderado volume de negociações, o Xangai Composto subiu 1,8% e encerrou aos 1.954,44 pontos, com ganho semanal de 2,6%. Já o Shenzhen Composto ganhou 0,8% e terminou aos 600,69 pontos.

A demanda por dólares por parte dos bancos chineses fez o yuan sofrer uma moderada desvalorização em relação à moeda norte-americana no final da sessão. No mercado de balcão, às 4h30 (de Brasília), a cotação de compra e venda do dólar era de 6,8374 yuans, acima do fechamento de quinta-feira, que foi de 6,8363 yuans.

Com a presença de alguns investidores em busca de ofertas de ocasião, a Bolsa de Taipé, em Taiwan, reagiu no embalo de Wall Street e das demais bolsas regionais. O Taiwan Weighted ganhou 0,8% e encerrou aos 4.353,70 pontos, após o declínio de 4,4% verificado na véspera.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta com os ganhos no setor de tecnologia e com a recuperação das ações de bancos, que se seguiu à notícia da ajuda adicional ao BofA. Depois de ficar brevemente no território negativo pela manhã, o índice Kospi encerrou o pregão com alta de 2,2%, aos 1.135,20 pontos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 da Bolsa de Sydney encerrou em ligeira alta, de 0,6%, aos 3.550,9 pontos.

Na Bolsa de Manila, nas Filipinas, o índice PSE recuou 0,2%, aos 1.950,13 pontos. As informações são da Dow Jones.

Leia mais sobre mercados

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.