Tamanho do texto

Rio, 13 - O mercado de combustíveis no País no primeiro semestre de 2008 mostrou um crescimento de consumo agregado robusto, avaliou o superintendente de abastecimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Edson Silva. Segundo a ANP, as vendas de combustíveis no Brasil cresceram 9,7% no primeiro semestre ante igual período do ano passado e atingiram 51,03 bilhões de litros.

Para Silva, um dos principais destaques do semestre é o aumento de 53% no consumo de álcool hidratado, que ele atribui sobretudo à queda nos preços e ao aumento nas vendas de veículos flex.

Outro destaque citado por ele foi o aumento de 9,8% no consumo de diesel. De acordo com o superintendente, parte desse aumento no diesel reflete a demanda das térmicas para geração de energia elétrica, mas a expansão está relacionada, especialmente, ao "dinamismo da economia".

Silva sublinhou também, como exemplos da robustez do mercado, o aumento no consumo de combustíveis renováveis (álcool e biodiesel). Para ele, um dos principais destaques do semestre foi o fato de que, em fevereiro, pela primeira vez, o consumo de álcool ultrapassou o de gasolina. No acumulado do primeiro semestre, os dados mostram equilíbrio no consumo do álcool (9,037 bilhões de litros) e da gasolina (9,038 bilhões de litros).

A ANP realizou hoje um seminário para avaliação do mercado de combustíveis no País no primeiro semestre, seguido de entrevista coletiva de Edson Silva.