Tamanho do texto

País pode precisar de um novo pacote de ajuda, segundo especialistas citados pela Der Spiegel

selo

A Grécia pode precisar de um novo pacote de ajuda de mais de 100 bilhões de euros (aproximadamente R$ 230 bilhões), um valor bem acima do calculado anteriormente, segundo reportagem da revista alemã Der Spiegel. De acordo com a publicação, especialistas do Ministério de Finanças da Alemanha, da União Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) acreditam que um pacote de ajuda dessa magnitude pode ser necessário se a Grécia continuar dependente de ajuda estrangeira em 2013 e 2014.

Há semanas autoridades da zona do euro - que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda - reconhecem que a Grécia vai enfrentar deficiência no financiamento de cerca de 30 bilhões de euros (US$ 43 bilhões) por ano em 2012 e 2013, mesmo depois do acordo de 110 bilhões de euros oferecido ao país no ano passado. Mas até agora os relatos sugerem que um novo programa de resgate teria valor entre 60 bilhões de euros e 70 bilhões de euros. A Der Spiegel afirma, porém, que o custo provavelmente será maior em razão dos bônus do governo grego que precisarão de financiamento em 2014.

Separadamente, autoridades afirmaram no sábado que os governos da zona do euro chegaram a um acordo preliminar sobre a concessão de novos financiamentos para a Grécia, que deverão exigir 30 bilhões de euros em contribuições do setor privado. A zona do euro vai pedir aos credores do setor privado para trocar dívidas de vencimento mais curto da Grécia por outras de longo prazo, um processo que poderia começar em julho, depois que os ministros de Finanças do bloco aprovarem o novo pacote de ajuda ao país em sua reunião marcada para 20 de junho, disseram as autoridades. As informações são da Dow Jones.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.