Tamanho do texto

Diretora-geral do FMI se diz preocupada com os setores bancários ao redor do mundo

"Grandes preocupações" continuam acerca do que a zona do euro irá fazer para ir em frente, e os Estados Unidos e o Japão também precisam demonstrar um compromisso de médio prazo para reduzir suas dívidas, afirmou nesta sexta-feira a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

"Os membros da zona do euro irão fazer um esforço especial porque é lá onde está o centro da crise", disse Lagarde no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

"Há uma combinação de preocupações com os setores bancários ao redor do mundo, grandes preocupações com o que a zona do euro irá fazer para seguir em frente e como eles irão trazer todas as forças que precisam para produzir o que eles chamam de compacto fiscal, novas regras governamentais, uma barreira de proteção, o que certamente defendo."

"Olhe para os Estados Unidos e o Japão, eles também têm que fazer alguma coisa. Eles realmente precisam demonstrar que eles têm um objetivo de médio prazo, que é reduzir suas dívidas, reduzir seus déficits e administrar seus assuntos públicos de forma muito mais sustentável e balanceada", adicionou Lagarde.

"Nós não podemos emprestar para sempre para criar crescimento", disse.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.