
Na última sexta-feira (28), dia da Black Friday, o PIX bateu recorde e registrou 297,4 milhões de transações, segundo dados divulgados, nesta segunda-feira (1), pelo Banco Central (BC)
.
Ainda conforme a instituição, os pagamentos movimentaram cerca de R Ainda conforme a instituição, os pagamentos movimentaram cerca de R$ 166,2 bilhões, quantiativo que também representa um recorde. O último registro de uma movimentação como esta foi no dia 5 de setembro, que reuniu 290 milhões de transações
.nbsp;166,2 bilhões
De acordo com o Banco Central, esse recorde demonstra a "importância do PIX como infraestrutura digital pública, para o funcionamento da economia nacional".
5 ano de PIX
Em novembro de 2025, o PIX completou cinco anos de existência . Nesse período, o recurso financeiro alcançou a marca de cerca de 890 milhões de chaves cadastradas .
Inicialmente projetado para transações instantâneas, o PIX expandiu as funcionalidades. Atualmente, é possível agendar pagamento futuros e realizar transações internacionais.
Em agosto de 2025, o Banco Central anunciou realizou alterações no PIX que aperfeiçoaram o mecanismo de segurança, que permite a devolução de recursos para a vítima de fraudes, golpes ou coerção .
A nova funcionalidade passou a valer, em caráter facultativo, no dia 26 de setembro. Contudo, passará a ser obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026.