Grupo coloca à venda a operação do Burger King na Argentina

Dono da marca no país também pretende se desfazer da licença de uso no Chile e no México

O Burger King chegou na Argentina em 1989
Foto: shutterstock
O Burger King chegou na Argentina em 1989
{!$sinalizador_ad$!}

O grupo mexicano Alsea iniciou o processo de venda do Burger King na Argentina. A informação foi publicada pelo jornal La Nación.

Além da operação argentina, a Alsea, que disputa espaço no mercado de fast food com o McDonald’s e a Mostaza, também pretende se desfazer da licença da marca Burger King no Chile e no México.

O banco espanhol BBVA foi contratado para conduzir a busca por interessados, que podem incluir fundos de investimento, empresas locais do setor de alimentação e players internacionais de fast food.

A venda faz parte de uma estratégia de desinvestimento da Alsea e a estratégia já foi testada em outros países.

Há pouco mais de um ano, a Alsea vendeu 54 lojas da mesma rede na Espanha, para o fundo britânico Cinven, para focar nas marcas Starbucks e Domino’s, que também fazem parte de seu portfólio.

Apesar da saída do negócio de hambúrgueres em alguns mercados, a empresa mexicana seguirá presente na Argentina com a operação do Starbucks.

Disputa pelo consumidor argentino

O Burger King chegou na Argentina em 1989 e hoje soma 118 restaurantes espalhados por 11 províncias.

Possui também outras 86 unidades no Chile e mais 175, no México, que também fazem parte da negociação.


No ranking de participação, McDonald’s segue na liderança histórica, enquanto Burger King divide o segundo lugar com o Mostaza, marca nacional que ampliou presença em shoppings, estradas e cidades do interior.

Segundo o La Nación, na lista de potenciais compradores estão grupos locais como a DGSA, dona das pizzarias Kentucky e que já atua com Sbarro e Chicken Chill, além do fundo Inverlat, que opera as licenças da Wendy’s e da KFC .

Outro interessado pode ser o equatoriano Int Food, que ingressou no setor em 2018, justamente com a aquisição da Wendy’s e da KFC.