Esta sexta-feira (27) é o último dia para sacar o abono salarial PIS-Pasep 2024, referente ao ano-base 2022 . Seguindo as regras do programa, após essa data, as parcelas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Depois disso, ainda é possível recuperar o dinheiro , mas o processo vai passar a ser realizado pelos canais do Ministério do Trabalho.
Hoje, o benefício ainda está disponível para ser sacado na Caixa Econômica e no Banco do Brasil. A última leva de pagamentos deste ano foi liberada em agosto para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
Até 18 de dezembro, 239 mil trabalhadores ainda não tinham sacado o valor, de acordo com o Ministério do Trabalho — a quantia corresponde a R$ 218,9 milhões.
O benefício é correspondente a até um salário-mínimo concedido todos os anos a trabalhadores e servidores que se encaixam nos requisitos do programa.
O pagamento do PIS é realizado pela Caixa Econômica Federal, depositado diretamente na conta-corrente ou poupança dos beneficiários. O Pasep é pago pelo Banco do Brasil, sendo possível optar por transferência para outras contas ou realizar o saque nas agências do banco.
Tire algumas dúvidas sobre os pagamentos:
O que mudou no PIS/Pasep 2024?
Em 2024, o calendário de pagamento foi unificado, passando a considerar o mês de nascimento para todos os beneficiários, independentemente do tipo de vínculo empregatício.
Como saber o valor a receber do PIS/Pasep 2024?
Os trabalhadores podem consultar o valor a ser recebido por meio da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal Gov.br .
Quem tem direito ao PIS/Pasep em 2024?
Para receber o abono salarial em 2024, é necessário ter trabalhado com carteira assinada em 2022, com renda média de até dois salários mínimos. O valor do benefício varia conforme o tempo de serviço no ano-base.
Quem não tem direito ao PIS/Pasep 2024?
Empregados domésticos, trabalhadores rurais e urbanos empregados por pessoa física não têm direito ao abono salarial.
Quando cai o pagamento do PIS/PASEP 2024?
Os pagamentos aconteceram entre 15 de maio e 15 de agosto, seguindo o calendário baseado na data de nascimento, e os valores ficam disponíveis até 27 de dezembro de 2024.