A Nestlé anunciou o recolhimento de 20 lotes do alimento infantil " Meu Primeiro Lanchinho ", da marca Mucilon , devido à detecção de níveis de aflatoxina acima do permitido pelas autoridades sanitárias . Os sabores afetados são morango e banana e laranja e banana.
A aflatoxina é uma substância produzida por fungos que pode causar danos ao fígado quando consumida em excesso e por longos períodos.
A Nestlé informou que a quantidade detectada é baixa e que, para causar intoxicação aguda, seria necessário consumir cerca de 18 kg do produto diariamente por um período de 1 a 3 semanas.
A empresa orientou os consumidores a não utilizarem os produtos dos lotes afetados e a entrarem em contato para devolução e reembolso. A Nestlé também destacou que o problema não afeta outros produtos da linha Mucilon.
O Brasil, que é o segundo maior mercado consumidor da marca, foi impactado por essa medida. Apesar da empresa reforçar a segurança geral de seus produtos, a questão trouxe à tona críticas recentes de clientes e entidades.
Em abril deste ano, a ONG Public Eye acusou a Nestlé de adotar padrões duplos na qualidade nutricional de seus produtos infantis.
O que diz a denúncia?
De acordo com a denúncia, alimentos para bebês comercializados na Ásia, África e América Latina, incluindo o Brasil, contêm açúcar adicionado.
Já produtos semelhantes na Europa, como na Suíça, Alemanha, França e Reino Unido, são livres de açúcar, levantando questionamentos sobre desigualdades na composição nutricional.