13º salário na conta: veja 5 dicas para usar o dinheiro de forma responsável

Pagamento hoje

O 13º salário tem sua primeira parcela ou parcela única paga a todos os trabalhadores registrados até esta sexta-feira (29). Mas, afinal, qual o melhor destino para esse dinheiro extra? A seguir, confira 5 dicas do economista, Rodrigo Rocha, professor da Universidade Tiradentes (Unit).

Reprodução

1. Foco nas dívidas

Se você tiver dívidas, foque em usar o dinheiro extra do 13º salário para pagá-las. Rodrigo aconselha mirar primeiro nas dívidas com juros mais altos, como do cartão de crédito e cheque especial. Para isso, é essencial renegociar descontos e melhores condições de pagamentos com seus credores.

FreePik/katemangostar

2. Reserva de emergência e investimentos

Se você não tem dívidas, uma boa dica para fortalecer a segurança financeira é guardar todo o 13º ou parte dele. Rodrigo aconselha colocar esse valor em investimentos de fácil acesso, como o Tesouro Selic. Se você já tem uma reserva de emergência, também dá para guardar parte do dinheiro para reforçar seu fundo de aposentadoria ou para investir no futuro.

FreePik

3. Gastos de início de ano

Outro bom destino para o 13º é já pensar nos gastos de início de ano, como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares. "Começar o ano sem planejamento pode causar um desastre financeiro no ano inteiro", afirma o especialista. Além disso, ter dinheiro para pagar esses gastos à vista no início do ano pode render descontos.

Reprodução

4. Sonhos

"Se você já fez o 'dever de casa' e está com as contas organizadas e o futuro planejado, nada mais justo que realizar sonhos", afirma Rodrigo. Por isso, o 13º também pode ser usado para a viagem dos sonhos, uma reforma que você está querendo fazer em casa ou outro desejo que possa realizar.

Unsplash/Philip Myrtorp

5. Final de ano

Parte do 13º também pode servir como um alívio para o orçamento de final de ano, recheado de festas, confraternizações e presentes. "Aproveitar o dinheiro para lazer é válido, mas priorizar o consumo em detrimento de outras necessidades pode gerar arrependimentos", alerta o especialista.

Unsplash/Kira auf der Heide

Cada caso é um caso

Segundo Rodrigo, a melhor escolha para uso do 13º depende da realidade de cada um. "Antes de usar o 13º, analise cada dica e liste suas prioridades, aplicando o valor de acordo com a sua realidade e necessidade. Um planejamento claro ajuda a fazer um uso mais eficiente do dinheiro", orienta.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Passado, presente e futuro

"De forma geral, o caminho mais comum para a maioria das pessoas deveria ser resolver problemas financeiro do passado (pagar dívidas em atraso), organizar o presente (avaliar e resolver logo no começo possíveis contas atrasadas, que iriam surgir no curto prazo, por causa de algum descasamento entre recebimentos e pagamentos) e construir um futuro melhor (fazer bons investimentos)", resume Rodrigo.

Reprodução

13º salário cai hoje

Veja as regras e quem recebe.

shutterstock

Veja mais Top Stories