O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos adiou nesta quinta-feira (21) o resultado final do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem o Emprego". Na última terça-feira (19), os resultados dos pedidos de revisão das notas dos títulos já haviam sido consolidados. Veja o cronograma novo no final da matéria.
O adiamento do concurso foi motivado, em parte, por uma decisão da Justiça Federal do Tocantins, que, no início de novembro, determinou o cancelamento das eliminações dos candidatos do Concurso Nacional Unificado que não preencheram completamente o campo de identificação no cartão de respostas. Embora o governo não tenha divulgado oficialmente o motivo, O GLOBO apurou essa informação.
Assim que foram divulgadas as notas, os concorrentes poderão consultar os resultados diretamente na Área do Candidato, acessível no site oficial do CNU.
A análise de títulos foi uma das etapas do CNU que foi aplicada a determinados cargos. Nessa fase, são avaliadas as experiências profissionais e a formação acadêmica dos candidatos, contribuindo diretamente para a composição da nota final. Dependendo do cargo, os títulos podem representar 5% ou 10% da pontuação final.
O Concurso Nacional Unificado (CNU)
O CNU foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos como um modelo de seleção para o preenchimento de cargos efetivos no âmbito dos órgãos da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.
O concurso foi desenvolvido para realizar seleções conjuntas, facilitando o ingresso em diferentes órgãos governamentais.
Mais detalhes sobre o concurso
Além da análise de títulos, o CNU também tem fases que envolvem outras etapas importantes, como as avaliações de autodeclaração para as vagas reservadas a negros e indígenas e a avaliação biopsicossocial para candidatos com deficiência. No dia 13 de novembro, foram disponibilizados os resultados preliminares dessas avaliações.
Os candidatos podem consultar esses resultados na Área do Candidato, disponível no site do CNU. Caso desejem interpor recurso, os candidatos podem fazer isso também pela mesma plataforma, dentro do prazo estipulado.
Cronograma
25 de novembro de 2024
Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos.
4 e 5 de dezembro de 2024
Envio de títulos pelos candidatos.
6 de dezembro de 2024 a 10 de janeiro de 2025
Análise dos títulos enviados.
9 de dezembro de 2024
Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações.
9 e 10 de dezembro de 2024
Período para interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
20 de dezembro de 2024
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações.
23 de dezembro de 2024
Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros.
6 a 10 de janeiro de 2025
Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência.
11 e 12 de janeiro de 2025
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas.
15 de janeiro de 2025
Resultado preliminar da avaliação de títulos.
15 e 16 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
17 de janeiro de 2025
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas, e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
17 e 18 de janeiro de 2025
Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência.
11 de fevereiro de 2025
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos.
11 de fevereiro de 2025
Previsão de divulgação dos resultados finais do Concurso Nacional Unificado (CNU).