Por causa do apagão cibernético que afeta vários países do mundo nesta sexta-feira (19), alguns bancos e fintechs brasileiros apresentam problemas em seus aplicativos nesta manhã.
O site Downdetector, que revela problemas em canais digitais, indica problemas em ao menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.
Os clientes reclamam das falhas nas redes sociais, dizendo que os aplicativos estão fora do ar, além de não conseguirem fazer login e pagamentos.
O Bradesco confirmou o problema por conta do apagão cibernético global.
"Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", informou o banco em nota.
Nas redes sociais, o Bradesco pede que os clientes tentem acessar o aplicativo mais tarde.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), alguns sistemas de instituições financeiras chegaram a ser "temporariamente afetados em diferentes escalas" pela falha, mas não houve "nada que comprometesse a prestação de serviços de forma relevante".
"A maioria das instituições financeiras brasileiras já normalizou seus serviços e as demais estão em avançado estado de normalização e trabalhando para garantir o funcionamento de seus serviços rapidamente", declarou a federação em nota.
O Banco Central do Brasil (BC) informou que os seus sistemas estavam funcionando normalmente.
O que aconteceu?
De acordo com a agência nacional de segurança cibernética da Austrália, várias empresas foram afetadas por uma "falha técnica generalizada".
Aeroportos e companhias aéreas de várias parte do mundo chegaram a suspender pousos e decolagens. O impacto foi sentido em lugares bastante movimentados como os de Sidney (Austrália), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Zurique (Suíça) e Hong Kong. Já na Espanha, todos os terminais foram afetados.
As companhias aéreas dos EUA, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam todos os voos na manhã de sexta-feira, segundo a Administração Federal de Aviação (FAA). "Todos os voos, independentemente do destino" foram suspensos devido aos "problemas de comunicação".
As comunicações e operações financeiras também foram impactadas. O canal britânico Sky News chegou a sair do ar. A rede ABC, uma das mais importantes da Austrália, relatou uma “falha grave” em seus sistemas.
Os problemas foram causados por um erro em um software fornecido pela Microsoft em parceria com a companha de segurança cibernética CrowdStrike. Em comunicado, os responsáveis disseram que estavam trabalhando para combater a falha.
Outros bancos de vários países relataram problemas em suas operações nesta sexta-feira. Na Austrália, por exemplo, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à falha global.
A Capitec, banco da África do Sul, também enfrentou problemas, relatando interrupções significativas em pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos, os quais precisaram ser restabelecidos.
Veja relatos dos clientes brasileiros:
Eae @bancopan preciso pagar o Uber, vai até que horas o aplicativo travado??
— Leo Santos♥️🖤🤍💜 (@Lukileo8210) July 19, 2024
Olá, a área responsável está atuando para que o acesso seja normalizado o mais breve possível. Por gentileza, pedimos que aguarde. É importante que não desinstale o seu App.
— bradesco (@Bradesco) July 19, 2024
Ficamos à disposição!
Vc com toda sua grana no Neon Nem a opção de ajuda está funcionando. Caras, servidores estão fora! Não mude senha nenhuma. Insistam de 30 em 30 minutos. pic.twitter.com/49MxImcYrx
— bruomc (@bruomcv4) July 19, 2024
por aqui o neon tbm tá fora do ar
— bonita sazonal (@thycud) July 19, 2024
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp.