O Banco Central (BC) divulgou o Boletim Focus nesta terça-feira (9). A nova edição aumentou a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) e para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). Já a projeção para a taxa básica de juros, a Selic, se manteve.O levantamento consultou mais de 100 instituições financeiras.
PIB
Os analistas consultados aumentaram sua projeção para o crescimento do PIB deste ano, elevando de 1,90%, ante os 1,89% estimados na semana anterior. Esta é a oitava alta consecutiva no indicador. O PIB representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.
O Brasil fechou 2023 com crescimento acumulado de R$ 10,9 trilhões, ou 2,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor é três vezes maior que o previsto no início do ano passado.
Inflação
O mercado defende que o IPCA vai terminar 2024 em 3,76%, acima da projeção da última semana (3,75%). O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo mede a variação média dos preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias brasileiras com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Ele é fundamental para avaliar a inflação no país
Selic
A estimativa para a Selic segue em 9,00% ao final de 2024. Para 2025, o boletim prevê que a taxa de juros termine em 8,50%, mantendo a projeção da semana passada.
No momento, a taxa Selic está fixada em 10,75% ao ano, após seis reduções consecutivas. A Selic exerce um impacto direto tanto na economia quanto na população, influenciando o consumo, o crédito e os investimentos de forma direta e indireta. O indicador também é usado para corrigir parte da dívida pública.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp