Novos diretores do Banco Central tomam posse

O Comitê de Política Monetária (Copom) contará com quatro membros indicados pelo governo Lula, de um quadro total de nove membros; entenda

Foto: Marcelo Casal Jr/ Agência Brasil
Novos diretores do Banco Central tomam posse

A partir desta terça-feira (2), Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira assumem oficialmente suas funções como diretores no  Banco Central (BC). Picchetti será o responsável pela Diretoria de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, enquanto Teixeira ocupará o cargo na Diretoria de Administração.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a designação de novos diretores o final de dezembro.

Propostos no final de outubro, os nomes receberam aprovação do Senado em dezembro. Com a oficialização dessas nomeações, o Comitê de Política Monetária (Copom) agora contará com quatro membros indicados pelo governo Lula, de um quadro total de nove membros.

Os dois indicados assumirão suas novas posições a partir de 1º de janeiro, tornando-se parte integrante da primeira reunião do Copom em 2024, prevista para o final de janeiro.

Nessa ocasião, o BC planeja realizar um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa básica de juros, que passará a ser de 11,25% ao ano. Os indicados terão um mandato que se estenderá até dezembro de 2027.

O comitê anunciou no começo de dezembro uma nova redução na Selic de 12,25% para 11,75% ao ano. A taxa atingiu seu menor patamar desde março de 2022, quando estava fixada em 10,75% ao ano.

Esse movimento representa o quarto corte consecutivo desde agosto do mesmo ano, quando a taxa iniciou sua trajetória de queda. A decisão foi tomada de forma unânime pelos membros do Copom , composto pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, e oito diretores.