A 123Milhas anunciou nesta sexta-feira (18) a suspensão do pacote "Promo", que oferecia viagens com preços mais baixos que o mercado. A decisão, segundo a empresa, impactará passagens compradas para viagens entre setembro e dezembro deste ano.
Em nota, a 123 afirmou que a medida foi tomada devido ao atual momento do setor. Ela, porém, não exemplificou se houve redução na procura de pacotes de viagens ou deu detalhes sobre a crise.
"Devido à persistência de circunstâncias de mercado adversas, alheias à nossa vontade, a linha PROMO foi suspensa temporariamente e não emitiremos as passagens com embarque previsto de setembro a dezembro de 2023", afirmou.
A empresa afirmou que os bilhetes já emitidos continuarão valendo. Já as passagens compradas a partir desta sexta deverão ser devolvidas por meio de um voucher, com acréscimo de 150% do CDI.
"Nós entendemos que essa mudança é inesperada e lamentamos o inconveniente que isso possa causar. Para nós, manter a sua confiança é o mais importante. Por isso, estamos fazendo o possível para minimizar as consequências deste imprevisto", concluiu.
O benefício poderá ser usado em produtos do site da 123 Milhas. A empresa não informou se irá ressarcir os clientes em dinheiro.
A suspensão dos pacotes revoltou clientes nas redes sociais, que prometeram ir à Justiça para conseguir manter suas viagens.
"Passei anos falando que a 123milhas era insustentável e vendo todos os meus amigos comprando passagens e, de fato, indo viajar… Quando eu resolvo dar um voto de confiança e compro a passagem, o que acontece? O sistema da 123milhas se prova insustentável", disse uma cliente.
Passei anos falando que a 123milhas era insustentável e vendo todos os meus amigos comprando passagens e, de fato, indo viajar…
— Gabriella, sempre Gabriella ✨ (@gabipaiva_adv) August 19, 2023
Quando eu resolvo dar um voto de confiança e compro a passagem, o que acontece?
O sistema da 123milhas se prova insustentável! 🫠
"E eu que já caí no golpe da Hurb (esperando meu ressarcimento) e, agora, também caí no golpe da 123 milhas? Pobre não consegue nem viajar em pazzzz nesse país", afirmou outra.
O Procon-SP informou que deve notificar a empresa no começo da próxima semana.
Caso Hurb
Essa é a segunda vez que uma empresa de pacote de viagens cancela sua linha promocional sem aviso prévio. Em junho, a Hurb (ex-Hotel Urbano) anunciou a suspensão dos pacotes flexíveis e deixou milhares de clientes na mão.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) decidiu suspender temporariamente a venda de novos pacotes com datas flexíveis da empresa devido a irregularidades encontradas nas práticas comerciais da companhia. A medida foi tomada como forma de proteção aos consumidores e busca garantir a resolução dos problemas antes que novas vendas sejam realizadas.
A Hurb já havia sido notificada no ano passado sobre as denúncias recebidas e solicitada a apresentar esclarecimentos sobre as práticas comerciais adotadas pela empresa. No entanto, as respostas apresentadas não foram suficientes para sanar as irregularidades apontadas pelos consumidores. A empresa chegou a solicitar a negociação de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), alegando diminuição no número de reclamações.
Entretanto, nos últimos meses, aumentaram expressivamente os relatos de clientes em todo o Brasil por problemas como cancelamentos de viagens sem aviso prévio, atraso no pagamento a hotéis e falta de assistência em casos de problemas durante a viagem e hospedagem.
Em meio a crise, a empresa demitiu 400 pessoas, cerca de 40% do efetivo de funcionários.