Locadoras criticam descontos em carros exclusivos para pessoas físicas

Governo prorrogou exclusividade no programa de descontos para pessoas físicas por mais 15 dias

Locadoras não podem comprar carros com desconto
Foto: José Cruz/Agência Brasil - 08/07/2016
Locadoras não podem comprar carros com desconto

A Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) criticou nesta quarta-feira (21) a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) de  prorrogar a exclusividade dos descontos em carros populares para pessoas físicas por mais 15 dias.

A Medida Provisória publicada pelo governo no início do mês previa que apenas pessoas físicas poderiam comprar carros populares com descontos pelo prazo de 15 dias. Nesta terça-feira (20), data do fim do prazo, o período foi prorrogado por mais 15 dias.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Em nota, a ABLA afirma que recebeu a notícia "com surpresa" e que o impedimento de compra por parte das locadoras é "discriminatório". Para a associação, somente com a venda para pessoas jurídicas o programa "alcançará o objetivo de também ampliar a produção, o que é fundamental para a efetividade da MP e o fomento aos empregos na indústria automotiva".

"A prorrogação impede exatamente o principal cliente das montadoras, responsável pela compra de 30% dos automóveis e comerciais leves vendidos no país - e que assim contribui diretamente para a estabilidade da indústria automotiva - de participar do programa que também foi criado para que as montadoras pudessem vender estoques parados", alega a entidade.

Nesta quarta, o  MDIC informou que 80% da verba concedida pelo governo para as montadoras darem descontos em carros já foi consumida  nos primeiros 15 dias do programa. Os descontos vão durar quatro meses ou enquanto durarem os R$ 500 milhões disponibilizados em créditos tributários.