Caixa: Selic alta prejudica financiamento da casa própria, diz Serrano

Presidente da Caixa afirmou que captação de recursos para oferecer taxas baixas fica prejudicada

Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, criticou Selic alta
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Maria Rita Serrano, presidente da Caixa, criticou Selic alta

A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, afirmou nesta quinta-feira (23) que a elevada tava básica de juros pressiona os financiamentos com taxas baixas para a compra da casa própria. Nesta quarta-feira (22), o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC),  manteve a Selic em 13,75% ao ano, patamar bastante elevado.

"A alta de juros causa um problema de funding (captação de recursos) para emprestar recursos com taxas mais baixas no financiamento imobiliário", disse ela, apontando que a Caixa passa a ter que recorrer a fontes mais caras para captar recursos.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

"A poupança teve retiradas de R$ 100 bilhões no ano passado, e o FGTS, que vem apresentando saques sucessivos e perdendo recursos por causa do trabalho informal. Haverá um problema de sustentabilidade e este é um problema que nós temos que resolver", acrescentou Serrano, durante apresentação dos resultados financeiros do banco.

Atualmente, a Caixa é a maior responsável por financiar a compra da casa própria no Brasil. Em dezembro do ano passado, o banco representava 66,2% deste segmento no país.