Imposto de Renda: 4 erros comuns que podem te fazer cair na malha fina

Imposto de Renda

O prazo para declaração do Imposto de Renda já está em andamento, e é importante fazer tudo atentamente para não cair na malha fina. A seguir, confira 4 erros muito comuns para evitar, de acordo com Mônica Porto, contadora parceira da Omie.

Pixabay

1. Declaração de dependentes

Mônica afirma que um dos erros muito comuns é declarar um dependente, seja filho ou cônjuge, e se esquecer de declarar também seus rendimentos. Na hora de adicionar uma pessoa como dependente, é necessário incluir tanto despesas como receitas.

FreePik/katemangostar

2. Omissão de rendimento

A contadora afirma que pessoas que trabalharam em mais de um emprego ao longo do ano costumam esquecer de declarar algum rendimento, e caem na malha fina. Por isso, é importante pegar o informe de rendimentos de todos os empregos nos quais atuou em 2022.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

3. Cruzamento de dados

A Receita Federal pode cruzar diversos dados, como entre o valor declarado por funcionários e trabalhadores ou por médicos e pacientes que fizeram procedimentos, por exemplo. Por isso, é importante se atentar e declarar os valore corretos para não cair na malha fina.

Pixabay

4. Gastos altos

Outro motivo para cair na malha fina é o pagamento de gastos muito altos, como procedimentos médicos ou estéticos - alguns exemplos são fertilização in vitro, plásticas e facetas dentárias. Embora esses procedimentos médicos possam ser declarados por deduzirem imposto, é importante ter formas de comprovar o gasto. Nesse caso, não se trata de um erro na declaração, mas de uma atenção redobrada que a Receita tem com despesas elevadas.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quer aumentar a restituição do IR?

Veja o que declarar para receber mais!

Pixabay

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Lorena Amaro