Veja como conseguir a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda

No ano passado, o número de brasileiros que declararam imposto de renda foi de 36,3 milhões, aumento de 2,1 milhões em relação ao último ciclo. Em 2023, a expectativa da Receita Federal é a de receber aproximadamente 39,50 milhões de declarações durante o prazo estipulado, entre 15 de março e 31 de maio. Quanto antes o contribuinte declarar seus bens, maiores são as chances de receber o valor nas primeiras fases de devolução.

Uma das novidades de 2023 é que os contribuintes podem utilizar a declaração pré-preenchida na abertura do período de entrega do documento

É possível gerá-la por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD), disponível para computadores, ou aplicativo e recurso on-line Meu Imposto de Renda. O arquivo possui campos completos automaticamente, que devem ser confirmados, alterados, incluídos ou excluídos.

Agência Brasil

O programa para declaração estará disponível para download a partir de 15 de março

As pessoas que utilizarem o arquivo pré-preenchido ou escolherem receber as restituições via PIX terão prioridade no recebimento das quantias de devolução, que serão realizadas depois do dia 31 de maio.

Fernanda Capelli

Para quem faz o procedimento pela primeira vez, os documentos necessários são:

CPF (Cadastro de Pessoa Física), título de eleitor, comprovante residencial, informações profissionais presentes no comprovante de rendimentos fornecidos pelas empresas e, caso a prestação seja feita em conjunto com o cônjuge, é necessário incluir o CPF da pessoa. Os dados de saldos bancários em conta corrente ou poupança devem estar na declaração, assim como despesas médicas e com educação para dedução.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Veja como conseguir a declaração pré-preenchida pelo celular ou tablet:

Primeiro, acesse o aplicativo do Meu Imposto de Renda e entre com sua conta gov.br e toque sobre o cartão com o ano da sua declaração. Depois disso, selecione a opção "Iniciar Declaração” e escolha “Pré-Preenchida”.

Marcello Casal Jr./Arquivo Agência Brasil

Pelo site:

Acesse o e-CAC com sua conta gov.br; Clique em “Declarações e Demonstrativos“; E “Meu Imposto de Renda”; Clique em “Preencher declaração online” e no ano; Clique em “Iniciar Declaração”; e Escolha a opção “Pré-Preenchida”.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Pelo programa de computador:

Abra o programa e acesse sua conta gov.br; Clique na aba “Nova”; e “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.

Divulgação

Neste modelo pré-preenchido, o sistema recupera informações da declaração entregue no ano anterior, como identificação, endereço, número do recibo, dependentes, fontes pagadoras, bens e direitos.

Fernanda Capelli

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Ludmila Pizarro - iG