Caixa suspende consignado do Auxílio Brasil; entenda o que muda

Fim do consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal decidiu acabar com o crédito consignado atrelado ao Auxílio Brasil após mudanças impostas pelo governo federal. A modalidade de empréstimo era destinada a beneficiários do programa social e debitava as parcelas mensalmente direto da conta.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por que a Caixa acabou com o consignado do Auxílio?

No início do mês, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) impôs restrições à modalidade, entendendo que ela poderia colocar pessoas de baixa renda em dívidas. O desconto mensal foi reduzido de 40% para 5%, o teto dos juros caiu de 3,5% para 2,5% ao mês, e o número máximo de parcelas foi reduzido de 24 para seis. Segundo a Caixa, a modalidade não se paga com as novas regras.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O que acontece com quem já tinha contratado o consignado?

Para beneficiários do Auxílio Brasil que já tinham contratado um empréstimo nessa modalidade, nada muda. O pagamento das parcelas continuará acontecendo de forma automática, sendo debitado diretamente do benefício.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O consignado do Auxílio acabou em todos os bancos?

Apesar das novas regras, o governo ainda permite que bancos ofereçam crédito consignado atrelado ao Auxílio. O fim por parte da Caixa foi uma decisão do próprio banco. A instituição, porém, foi responsável por 80% das contratações do empréstimo, de acordo com balanço de novembro do então Ministério da Cidadania. 11 outros bancos estão autorizados a oferecerem a modalidade, mas muitos não aderiram a ela.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Bolsa Família deve pagar R$ 50 a mais por filho adolescente; entenda

Agência Brasil

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Lorena Amaro