Minha Casa Minha Vida: veja o passo a passo para contar com o programa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou nesta terça-feira (14) o programa Minha Casa, Minha Vida. O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), disse que o governo irá entregar 170 mil casas em 2023 pelo programa. Veja como contratar →

O programa habitacional retorna com a proposta de destinar 50% das unidades financiadas ou subsidiadas para a Faixa 1

Ou seja, famílias com renda bruta de até R$ 2,6 mil terão acesso ao programa. Os subsídios nessa faixa variam entre 85% e 95%

Fenae

MCMV vai contemplar famílias que moram em áreas urbanas que recebem até R$ 8 mil de renda bruta por mês. Já em áreas rurais, será direcionado a famílias que têm renda bruta anual de até R$ 96 mil

De acordo com o Planalto, os novos valores das faixas do programa não levam em conta benefícios temporários, assistenciais ou previdenciários, como auxílio-doença, auxílio-acidente, seguro-desemprego, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.

Luciano Rodrigues

Passo a passo para Faixa 1 (Urbano: renda bruta familiar mensal até R$ 2.640; Rural: renda bruta familiar anual até R$ 31.680)

Inscreva-se no programa na prefeitura da sua cidade e aguarde aprovação pela Caixa. Se você for sorteado, a família é informada sobre os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel. Após a aprovação e validação do cadastro, a família assina o contrato de financiamento.

Fenae

Passo a Passo Faixa 2 e 3: (Urbano: renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 8 mil; Rural: renda bruta familiar anual de R$ 31.680,01 até R$ 96 mil)

A contratação pode ser feita em uma entidade cadastrada programa Minha Casa, Minha Vida ou individualmente e direto com a Caixa. O financiamento precisa ser de algum imóvel já escolhido pera família. Depois disso, informe o tipo de financiamento, o valor aproximado do imóvel e outros detalhes. Escolhida a opção de financiamento, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento

Unsplash/ Tierra Mallorca

Depois disso, a Caixa analisa a documentação pessoal e do imóvel

Se a família aprovar o resultado apresentado na simulação, um representante deve ir até uma agência Caixa ou no correspondente Caixa Aqui, para entregar ao banco a documentação necessária. Se aprovado, a família pode assinar o contrato e começar a pagar as parcelas.

Fernando Frazão/Agência Brasil - 8.4.16

Documentos necessários:

Identidade, CPF, comprovantes de residência, renda e estado civil, declaração de imposto de renda (ou de isenção) // contrato de compra e venda, certidão de logradouro e matrícula do imóvel atualizada; // projeto da construção aprovado, alvará de construção, matrícula da obra no INSS, memorial descritivo da construção, anotação de responsabilidade técnica (ART), orçamento, declaração de esgoto e elétrica e dados do responsável técnico pela construção.

Agência Brasil

Minha Casa, Minha Vida passa a permitir compra de imóveis usados

Ricardo Stuckert/Palácio do Planalto

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Lorena Amaro

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