PIS/Pasep: erro na consulta do abono? Saiba como resolver

Erros mais comuns estão relacionados à Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e no eSocial e número correto do PIS/Pasep. Veja como resolver →

A consulta é feita no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo telefone 158

Os pagamento do PIS começam no dia 15 de fevereiro tanto para trabalhadores da iniciativa privada que recebem o PIS quanto para os servidores públicos, que recebem o Pasep.

MARCELLO CASAL JR./AGÊNCIA BRASIL

Ao todo, 22,9 milhões de trabalhadores receberão o benefício, destes 20,4 milhões recebem o PIS e 2,5 milhões recebem o Pasep. O total pago é de R$ 24 bilhões

O cadastro pode ser feito entre os dias 15 de fevereiro e 28 de dezembro de 2023. Os trabalhadores que não sacaram os valores no ano anterior só poderão receber o dinheiro a partir do início dos pagamentos desta edição do programa.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Muitos trabalhadores enfrentam dificuldades ao consultar o aplicativo

Isso porque para saber se o trabalhador tem direito ao abono salarial deve se atentar a fatores como requisitos necessários a atualização dos dados dentro da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), no eSocial e número correto do Pis/Pasep.

José Cruz/ Agência Brasil

Como consultar?

Acesse o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital atualizado e clique na aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Divulgação

O que pode dar errado?

Se o número do Pis/Pasep está incompatível com o número informado pelo empregador ao eSocial ou para a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o trabalhador também não recebe o abono. Para resolver, é preciso entrar no app da carteira de trabalho e acessar a opção “Contratos” para ter acesso aos registros.

Divulgação/Caixa Econômica Federal

Caso o Rais esteja desatualizado, é necessário atualizar os dados no site

O endereço eletrônico está disponível aqui abaixo. O prazo para os empregadores fazerem essa atualização foi até o dia 30 de setembro de 2022.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Não encontra o número do PIS/Pasep

Se o número não estiver na Carteira de Trabalho Digital, o trabalhador deve entrar em contato com o empregador para pedir a correção ou inclusão da numeração do PIS/Pasep.

shutterstock

Onde consultar o número do PIS/PASEP

O trabalhador pode verificar seu número do PIS na Carteira de Trabalho Digital e por meio dos aplicativos FGTS , Caixa Trabalhador, Caixa Tem ou pelos sites do Meu INSS e do CNIS. Além do telefone da Previdência Social (135), opção 5, de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou pelo serviço Caixa Cidadão, no telefone 0800-7260207, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

FreePik

Veja o passo a passo para consultar o benefício!

PMI/ Divulgação

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Ludmila Pizarro - iG