RendA+: Tesouro lança hoje complemento à aposentadoria; conheça

RendA+

A Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com a Secretaria de Previdência (SPREV) e com a B3, lança nesta segunda-feira (30) um novo título do Tesouro Direto, chamado do RendA+. Ele é voltado para quem quer investir a longo prazo e, na velhice, ter um complemento à aposentadoria.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Como funciona o RendA+?

O RendA+ funciona de forma similar à previdência privada, permitindo que os investidores coloquem dinheiro todo mês no título para ter uma renda extra quando pararem de trabalhar.

Thinkstock/Getty Images

Quem pode investir?

Qualquer pessoa física pode contribuir a partir de R$ 30 mensais, com pagamentos via Pix na plataforma PagTesouro. O tempo máximo de pagamentos é de 40 anos, e quem for investir precisa escolher quando começará a receber o dinheiro, que será pago por 20 anos. Por exemplo, é possível decidir receber a partir de 2050, contribuir até lá e, então, receber o retorno mensalmente até 2070.

Reprodução

Qual o rendimento?

O RendA+ tem remuneração parecida com a de títulos IPCA+, com correção inflacionária mais um percentual contratado.

Agência Brasil

Dá para sacar antes do tempo previsto?

Sim, mas o investidor terá que pagar uma taxa. Se sacar o montante em menos de 10 anos, paga taxa de 0,50% ao ano. Se sacar entre 10 e 20 anos, a taxa é de 0,20% ao ano. Se o saque for feito em período superior a 20 anos, a taxa é de 0,10% ao ano.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Simulação

No site oficial do Tesouro Direto, será possível simular qual será o rendimento de acordo com o investimento de cada trabalhador.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

INSS paga aposentadorias e pensões nesta segunda; veja quem recebe

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Lorena Amaro

Siga também o perfil geral do Portal iG

Lorena Amaro