Aposentadoria por invalidez? Confira sete doenças que dão direito ao benefício

Quem tem direito?

O direito a aposentadoria por invalidez é garantido para aqueles trabalhadores que possuem alguma doença que, infelizmente, os impeça de exercer a profissão. Embora nem todas as doenças se enquadrem na categoria, e cada caso deve ser analisado, existem algumas que já estão previstas como incapacitantes. Confira a lista de sete doenças que podem lhe garantir a aposentadoria.

Márcia Foletto/Agência O Globo

Alienação mental

É considerado caso de alienação mental quando o portador de alguma doença psíquica, como depressão grave, esquizofrenia ou qualquer transtorno causa á lesão e disfunção cerebral é considerado incapaz de gerir sua vida social.

Pexels

Neoplasia Maligna

Também conhecido como câncer, portadores de tumores malignos se qualificam para o benefício. Perda de peso sem motivo aparente, cansaço excessivo e surgimento de nódulos ou manchas na pele podem ser sintomas na neoplasia maligna.

Pixabay

Nefropatia grave

A nefropatia grave é a evolução aguda ou crônica de alguma doença que causou a insuficiência renal irreversível. Com isso, o portador terá a retenção de substâncias tóxicas no organismos, comprometendo outras funções do corpo.

Reprodução/FreePic

Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica que possui como principais sintomas a diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. O infectado também pode perder a força muscular, principalmente em mães, braços, pés, pernas, além de poder adquirir incapacidades permanentes em seus olhos.

Getty Images

Esclerose múltipla

Trata-se de uma doença provocada por inflamações degenerativas que acabam comprometendo o sistema nervoso central do portador. Os primeiros sintomas são formigamentos e dores pelo corpo, menor sensibilidade ao toque, perda de força - podendo a tornar um membro rígido - e problemas com a visão.

Pixabay

Tuberculose Ativa

A Tuberculose ativa é uma doença que afeta os pulmões. Ela pode causar sintomas como febre, tosse, dor no peito, perda de peso, cansaço e fadiga.

Zoe Kleinman - Repórter de Tecnologia da BBC

Paralisia irreversível

O nome é autoexplicativo. Uma paralisia que não tem possibilidade de reversão está prevista como uma das doenças que se enquadram para a aposentadoria por invalidez. É importante ressaltar que a doença deve ser considerada incapacitante junto ao quadro de irreversível.

FreePik

Outras doenças

AIDs, cegueira, Doença de Parkinson, Doença de Paget em estágio avançado, contaminação por radiação e muitoas outras estão previstas no Art. 151 da Lei 8.213/91 e garantem o pagamento da aposentadoria por invalidez para os portadores.

André Borges/Agência Brasília

Comprovante médico

Para garantir o benefício , é necessário ter a comprovação médica de que está impossibilitado de continuar trabalhando por conta da doença. Sem isso, o INSS é incapaz de atribuir o pagamento por invalidez.

rawpixel.com / Freepik

Entre no canal do Portal iG no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Luciano Rocha