Banco Mundial reduz alta do PIB global para 2023 em 1,3 pontos

Entidade espera crescimento de 1,7% no Produto Interno Bruto do mundo, índice abaixo dos 3% esperados anteriormente

Banco Mundial reduziu a projeção do PIB global para 2023
Foto: Divulgação/Banco Mundial
Banco Mundial reduziu a projeção do PIB global para 2023

O Banco Mundial reduziu a projeção de alta para o Produto Interno Bruto (PIB) global em 1,3 pontos percentuais para este ano e abriu possibilidade para novas quedas nos próximos meses. O estudo foi publicado nesta terça-feira (10).

Segundo o Banco Mundial, o PIB global deve encerrar o ano em 1,7%, ante os 3% previstos anteriormente. No estudo, a queda é justificada pelas incertezas econômicas, a guerra entre Rússia e Ucrânia e redução de investimentos devem prejudicar o desenvolvimento dos países.

O levantamento ainda aponta o elevado índice para taxa de juros e inflação nas alturas para a queda do PIB mundial. Uma nova onda de Covid-19 também se tornou preocupação para o mercado financeiro.

Para o Banco Mundial, a continuidade das incertezas econômicas poderá provocar novas reduções na projeção do PIB global. O estudo não descarta uma recessão no desenvolvimento econômico.

"Pela primeira vez em mais de 80 anos haveria duas recessões globais na mesma década", aponta o documento.

Analistas acreditam que o mundo passa por uma desaceleração acentuada. Nos países emergentes, por exemplo, 70% das economias em desenvolvimento tiveram suas projeções reduzidas. Já em países desenvolvidos essa porcentagem sobe para 95%.

Para 2024, o Banco Mundial prevê crescimento de 2,4% no PIB global. O índice, segundo analistas, é considerado favorável visto às fragilidades econômicas do mundo após a pandemia de Covid-19 entre 2020 e 2021.