Serasa orienta como usar a segunda parcela do 13°

Segunda parcela do direito começou a ser pago em 20/12 e pode ajudar muitos brasileiros neste momento de crise.A Serasa elaborou quatro dicas para começar 2023 no azul, veja:

Organize suas contas

É importante rever todos os gastos, o que continua sendo despesa fixa, o que de extra você pode cortar para poupar e o que de despesa nova pode incluir. Ao organizar essas despesas, você vai poder dividir o seu dinheiro de acordo com suas necessidades.

shutterstock

Fique em dia com as contas

Segundo levantamento da OLX investimentos, 45% dos brasilerios irão utiliza da parcela para pagar dívidas. O Serasa recomenda o pagamento total ou parcial das dívidas com o décimo terceiro. Então não perca tempo e tente renegociar as dívidas com maiores taxas de juros, como o cartão de crédito e cheque especial.

Redação 1Bilhão

Saiba com o que gastar

Se você não tem dívidas para pagar, pode pensar em outras formas de usar bem o seu dinheiro. Separe uma parte para os presentes e os gastos com as festas de Natal e Ano Novo. E lembre-se, com dinheiro no bolso pague à vista após negociar um bom desconto no produto.

Divulgação

Comece uma reserva de emergência

Fazer uma reserva de emergência é planejar os gastos do início do ano como IPTU, IPVA e material escolar. Assim que cair a segunda parcela do 13º tente começar sua reserva de emergência. O dinheirinho guardado numa boa aplicação pode ajudar você não acabar negativado caso algum imprevisto aconteça.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Luciano Rocha