Site dá dicas para evitar tentativas de golpes durante as compras de natal

Um levantamento realizado pela plataforma Site Confiável durante a Black Friday, entre os dias 24 a 26 de novembro, 7485 sites foram considerados suspeitos pela plataforma. Confira as dicas de Alessandro Fontes, especialista da plataforma, para realizar compras seguras durante o período natalino.

Cuidado com sites clonados

Sempre verifique se está realmente comprando através da URL oficial da loja: muitos sites copiam o visual de lojas com o objetivo de confundir o usuário e levá-lo ao golpe. Olhe sempre na barra de endereço para saber se o site está realmente correto. Na dúvida, faça o inverso: acesse o site diretamente, e pesquise pelo produto que você estava navegando.

shutterstock

Reputação do site

Principalmente se for uma loja que você nunca comprou, use sites como Consumidor.gov.br para consultar a reputação da empresa; evite lojas ou sites de reputação ruim ou péssima.

Creative Commons/Pixabay

Tempo de registro

O Site Confiável mostra os dados de propriedade do domínio da empresa e também há quanto tempo ele foi registrado, evite comprar em sites com pouco tempo de vida. Não que uma empresa nova não possa ser confiável, mas certamente você não confiaria um grande valor a uma loja online com 2 meses de vida, não é mesmo? Para sua maior segurança, dê preferência a sites já tradicionais e antigos.

Pixabay

Cuidado com preços muito atraentes

Encontrou uma super promoção com preço exageradamente baixo? Cuidado. É comum que sites falsos tentem atrair a atenção oferecendo produtos populares por preços impraticáveis. A exemplo de um Smartphone que custa cerca de R$ 10.000, aparecer em anúncios por aproximadamente R$ 3.000, é golpe.

Karol Albuquerque

Caixas misteriosas ou caixas surpresas

Você certamente já viu algum vídeo, onde uma pessoa diz ter comprado uma caixa, por um valor muito baixo, sem saber o que viria dentro, e que por "sorte" recebeu um iPhone e outros itens bem caros. Bom demais pra ser verdade, não é mesmo? Não acredite nisso.

shutterstock

HTTPS ou SSL não é garantia de segurança

Muito se ensina sobre o selo de segurança "https", que serve para criptografar os seus dados durante uma transação, mas lembre-se que isso não é garantia de segurança. Hoje em dia, sites falsos ou lojas fraudulentas também possuem esses protocolos;

Bruno Ignacio

Compras no Marketplace

Se for comprar em um marketplace como OLX, Aliexpress ou Mercado Livre, jamais aceite negociar diretamente com a pessoa ou empresa. Verifique a reputação do vendedor, o tempo em que ele está na plataforma, a quantidade de vendas que ele já fez e pague utilizando o meio de pagamento disponível pela plataforma, pois elas garantem a intermediação entre as partes.

Giovanni Santa Rosa

Cuidado com os gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são peças-chave em ataques de engenharia social. Então se você recebeu uma mensagem que te deixou curioso, com senso de urgência, ou com uma percepção de vantagem exclusiva… pare, pense e pesquise sobre o site ou pergunte para amigos ou familiares que tenham familiaridade com compras online.

Thinkstock/Getty Images

Cartão de crédito é o meio de pagamento mais seguro

Boleto bancário e pix são excelentes alternativas para conseguir um bom desconto à vista, mas também são mais arriscados, pois não possuem mecanismos para reversão do pagamento, caso seja identificado um golpe. Já os cartões, conseguem fazer o estorno do pagamento nesses casos.

Pixabay

Evite compras em redes sociais

Mesmo que seja uma recomendação de um influenciador que você segue e acompanha e até mesmo um link postado por um amigo, desconfie. O amigo pode ter tido a conta hackeada. Antes de decidir se vai comprar ou não, valide todos os critérios anteriores.

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Gabriel Madureira