Especialista dá dicas para evitar cilada no crédito consignado

A modalidade, considerada a melhor do mercado em função da taxa de juros, tem uma particularidade significativa: o pagamento da parcela ocorre diretamente na folha de pagamento do servidor/pensionista ou no benefício INSS. Ou seja, a parcela mensal é paga sem atrasos, motivo pelo qual as instituições financeiras conseguem manter taxas reduzidas, devido à baixa inadimplência dessa linha de crédito.

O que serviria como solução para o cliente, pode virar um problema se não acontecer com o devido planejamento e consciência, por isso é importante que o tomador de crédito tenha ciência das informações sobre o que está contratando.

Para evitar esses problemas, Dayanne Husein, CEO da Lev, uma das maiores promotoras de crédito do país, separou algumas dicas preciosas e que não podem deixar de ser conferidas pelo cliente. Veja:

Alessandra Nogueira

O que estou contratando?

É um contrato novo? Uma portabilidade? Um cartão de crédito com limite sacado? O cliente deve ficar atento ao produto que está contratando. Examine com cuidado o prazo do contrato, valor de parcela e valor que será liberado em sua conta.

José Cruz/ Agência Brasil

Milagres não existem!

Fique sempre atento a ofertas milagrosas! Quando a oferta for boa demais, redobre a atenção. Ler as condições contratadas com cuidado, pode acabar com a chance de se arrepender depois. Caso não tenha entendido alguma informação, mesmo após leitura do contrato, procure quem fez a oferta do crédito para esclarecimentos ou alguém de sua confiança para ajudá-lo (a). Atualmente a maioria das contratações são feitas de forma digital, via link, no qual deve conter todos os detalhes sobre a contratação. Fique atento!

José Cruz/ Agência Brasil

Cuidado com suas informações pessoais!

Tenha cautela com abordagens que solicitam a realização de Prova de Vida ou qualquer outro tipo de atualização cadastral alegando a perca do benefício – esse processo não é realizado de forma ativa por consultores (tudo o que se refere ao INSS é feito pelo aplicativo gov.br ou diretamente nas agências do INSS).

Redação 1Bilhão Educação Financeira

Sempre desconfie!

Nenhuma instituição financeira solicita devolução do crédito ao cliente. Exemplo de como acontece a tentativa de golpe: após contratação de crédito, o cliente recebe ligações ou abordagens pelo WhatsApp e SMS, informando que houve erro na transação e que é necessário efetuar a devolução da quantia por meio de PIX, transferência a terceiros ou boleto bancário. O cliente não deve realizar nenhum tipo de pagamento, na dúvida, orientamos que entre em contato com o agente de crédito certificado ou atendimento da instituição financeira.

Luciano Rodrigues

O governo federal também disponibilizou o consignado no Auxílio Brasil

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Divulgação

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Luciano Rocha

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