O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, disse nesta quinta-feira (22) que, se eleito, irá recriar o Ministério da Previdência.
Em 1 de janeiro de 2019, a pasta foi extinta oficialmente, tornando-se uma secretaria especial do Ministério da Economia (Brasil). Em 28 de Julho de 2021, foi reintegrado ao Ministério do Trabalho e Previdência Social.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
"Vamos recriar o Ministério da Previdência Social", disse Lula em encontro com representantes de associações de aposentados e idosos, em São Paulo.
O petista aparece à frente nas pesquisas de intenção de voto. A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na liderança da corrida pela Presidência com 47% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece em segundo lugar com 33%.
Lula também já prometeu criar o Ministério da Segurança Pública e o Ministério da Mulher, além da dos Povos Originários, que ficaria responsável por políticas voltadas a indígenas e quilombolas.
Quanto ao "super ministério" da Economia, Lula também tem anunciado que irá repartir a pasta, como eram no seu antigo governo, com isso, além da Fazenda, devem ressurgir a pasta do Planejamento e da Indústria.