Confira dicas para evitar golpes em compras de ingressos de shows

Com grandes festivais como o Primavera Sound e Rock & Rio se aproximando, golpistas aproveitam do entusiasmo do público e vendem ingressos falsos. Pensando nisso, o perito em crimes da internet Wanderson Castilho compartilhou uma lista de métodos de prevenção contra tais infrações e o que a vítima pode fazer após o ocorrido.

Prevenção é o ideal

Para o especialista, o método ideal para evitar tais golpes é a prevenção. Pesquisar o nome da empresa em redes sociais e sites de reclamações é o melhor jeito de ter contato com outras pessoas que podem ter passado pela mão dos criminosos. Sites oficiais da marca também ajudam a garantir a compra genuína dos ingressos.

Divulgação VillaMix Festival

Corra de promoções exageradas

Inicialmente, é importante conferir o preço do ingresso em outras plataformas. Caso a promoção esteja boa demais para ser verdade, é porque provavelmente ela não é. O especialista explica que é importante desconfiar de ingressos com um valor muito abaixo de mercado, já que muitas vezes "o barato pode sair caro".

Divulgação/ Forma Turismo

Evite comprar ingressos por terceiros

A compra de ingressos por fora de sites de venda pode proporcionar um grande risco ao comprador. Como não há garantia de que o ingresso irá ser entregue após o pagamento, é melhor não se arriscar. Em caso de pagamento, verifique sempre se o Pix identificado se trata do nome da pessoa que está vendendo o ingresso. Nome, sobrenome, CNJP. Faça uma busca completa. Porém, ainda assim, o ideal é sempre procurar comprar os ingressos no site oficial, aconselha o perito.

Foto%3A Jorge Hely / FramePhoto /

Redes sociais não são seguras para ingressos

Muito similar ao ponto anterior, as redes sociais começaram a ser um ponto de venda e compra de ingressos. Com a popularização de métodos de pagamentos como TED e PIX qualquer um pode cair em golpes de compras falsas. Hoje, são criados grupos de venda de ingressos nos quais diversos golpistas se infiltram e passam a criar contas falsas com um único objetivo, realizar fraudes. Para se prevenir, é importante checar o background do vendedor, como fotos, posts e e amigos para confirmar se é uma pessoa de verdade ou um perfil fake.

Divulgação

Não compartilhe dados

Na hora da compra, evite compartilhar dados pessoais. Quando for conversar com o vendedor, não se estenda e mantenha a conversa no mesmo objetivo pelo qual você a iniciou - a compra dos ingressos. Não clique em links estranhos e nem mande códigos de segurança ou senhas suspeitas.

Marcelo de Assis

Segurança do site

Verifique a segurança do site que está vendendo o ingresso. Veja se na URL consta “https”. A letra “s” aponta protocolos de segurança mais rígidos. Observe também se há um pequeno cadeado no site. Ao clicar nele, uma pequena janela irá aparecer com informações de segurança e autenticidade do site. Para finalizar, Castilho recomenda sempre usar a técnica do 3P: Pare tudo, pense e pesquise, isso pode evitar que você faça parte dos números de vítimas.

Divulgação

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Bruno Gall De Blasi

Siga também o perfil geral do Portal iG

Divulgação