As marcas russas que parecem "cópias" de empresas que deixaram o país

O mercado russo parece estar tentando se adaptar depois que multinacionais anunciaram a saída do país em retaliação à invasão da Ucrânia. Com o apoio de Moscou, empresários russos estão se apropriando de marcas ocidentais e criando versões que lembram (e muito) alguns nomes bastante conhecidos. Veja alguns deles!

Stars Coffee

Nesta sexta-feira (19), a rede de cafeterias Stars Coffee abriu sua primeira unidade em Moscou. Com a saída do Starbucks da Rússia após a invasão da Ucrânia, as 130 lojas da gigante norte-americana foram compradas pelo rapper russo Timati e o empresário Anton Pinski no final de julho. Todas as lojas da rede devem abrir até o final de setembro.

Reprodução/Instagram

Vkusno i Tochka

Em maio, o McDonald's anunciou sua saída definitiva da Rússia. As 850 lojas da rede de fast food no país foram compradas pelo empresário Alexander Govor, que já era dono de 25 restaurantes do McDonald's na Sibéria. Ele já começou a abrir algumas lojas, sob o nome 'Vkusno i Tochka'.

Reprodução/Instagram

Cool-Cola

Nas prateleiras de Moscou, também é possível encontrar marcas de refrigerantes que lembram muito a Coca-Cola, Fanta e Sprite, todas da mesma empresa. Em junho, segundo a Reuters, a Coca-Cola informou que seus estoques na Rússia estavam esgotando e que não produziria ou venderia mais seus produtos no país quando todo o estoque disponível fosse vendido.

Reprodução/Twitter

Rossgram

Depois que o Instagram saiu da Rússia, desenvolvedores russos decidiram criar uma alternativa para o aplicativo de fotos e vídeos. Chamado de 'Rossgram', a plataforma lançada em março deste ano lembra muito a versão americana, com logotipo, layout e paleta de cores muito semelhantes.

Divulgação

Prosus adquire controle total do iFood por cerca de R$ 9,4 bilhões

Sophia Bernardes

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram

Pixabay

Siga também o perfil geral do Portal iG

Paula Alves