Governo cancela leilão de concessão de energia marcado para setembro

Aneel informou falta de demande de distribuidoras para fornecimento de energia

Aneel deve fazer leilão para distribuidoras contratarem energia para fornecimento
Foto: shutterstock
Aneel deve fazer leilão para distribuidoras contratarem energia para fornecimento

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cancelou o leilão de energia A-6, marcada para setembro, após a falta de demanda de distribuidoras de energia. Uma nova data deve divulgada no fim do ano.

A Aneel está preparando leilões para distribuidoras que querem contratar energia elétrica de novos empreendimentos de geração. O fornecimento está previsto para 2028.

"A medida representa economia administrativa e dos recursos dos agentes privados, na medida em que o certame meramente revelaria que, embora haja oferta de projetos, não há demanda para contratação no ambiente regulado", informou o Ministério de Minas e Energia (MME), em nota.

Outros dois leilões ainda estão previstos para setembro. O A-5 foi o único com edital aprovado nessa segunda-feira (15). O texto foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta terça.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Segundo o edital, as distribuidoras poderão contratar o fornecimento de energia de novas usinas hidrelétricas (incluindo as de pequeno porte), fotovoltaicas, eólicas e termelétricas a biogás, carvão natural e biomassa.

O leilão está previsto para 16 de setembro. Grandes distribuidoras, como Enel e CPFL devem participar.

Já em 30 de setembro, a Aneel vai promover um leilão para compra de energia elétrica de usinas termelétricas movidas a gás natural. Os detalhes, entretanto, ainda não foram divulgados.