Consignado no Auxílio Brasil vale a pena? Conheça a modalidade

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a medida provisória (MP) que autoriza a concessão com desconto em folha para beneficiários do Auxílio Brasil até o limite de 40% do valor e também libera esse tipo de crédito para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O que é o empréstimo consignado?

O Crédito consignado é um empréstimo com pagamento indireto, cujas parcelas são deduzidas diretamente da folha de pagamento ou benefício da pessoa física. Nesse caso, serão descontadas direto no depósito do Auxílio Brasil, podendo haver juros para o beneficiário.

Agência Brasil

Qual a margem?

Para beneficiários do auxílio, a margem de crédito é de 40%. Já para aposentados e pensionistas que recebe o BPC, equivalente a um salário mínimo pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, a margem do empréstimo consignado aumenta para 45% do valor do auxílio.

Divulgação

Qual a vantagem da modalidade?

Sabendo que as parcelas são descontadas do benefícios, os bancos têm maior segurança de retorno, podendo, em tese, reduzir os juros. Cada banco ou instituição financeira estabelece o valor mínimo que pode ser contratado – em média, o valor mínimo liberado é de R$ 500.

Divulgação/Ministério da Cidadania

Taxa de juros

A MP não estabeleceu limite para os juros, com isso, cada banco cobra a taxa que achar conveniente. Para aposentados e pensionistas do INSS, o teto de juros do empréstimo consignado existe e é de 2,14% ao mês. Já nas operações realizadas pelo cartão de crédito consignado a taxa máxima permitida é 3,06% ao mês.

Estoa Research

Benefício de agosto será de R$ 600

Com isso, os bancos já devem passar a oferecer o empréstimo já neste mês. Com a sanção da lei, a oferta já é permitida.

pixbay

Vale a pena?

Depende. O ideal é que os beneficiários não peguem empréstimo para contas do dia a dia, para não caírem no vermelho, já que as próximas parcelas serão menores com desconto na fonte.

Estoa Research

Grandes bancos fogem de empréstimo consignado no Auxílio Brasil

Lorena Amaro

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

Bruno Gall De Blasi

Siga também o perfil geral do Portal iG

Ludmila Pizarro - iG